Alemanha viola a UE Despejando Migrantes em Território Polonês

Cidadãos poloneses se organizam contra a polícia alemã, que deixa migrantes na Polônia, enquanto nada faz o primeiro-ministro Tusk

Os países vizinhos da Alemanha, como Polônia e Holanda, têm um problema crescente. Pois a polícia federal alemã despeja migrantes ilegais em seu território. Muitas vezes, não coordena com as autoridades locais e conduz as operações na madrugada.

Omissão do Primeiro-Ministro

Nas últimas semanas, a história virou um dos principais assuntos na Polônia. Entretanto, a maior preocupação é que o primeiro-ministro Donald Tusk, chefe da coalizão liberal do país, não tomou atitude e provavelmente não tomará. Sendo assim, deixa os moradores agirem por conta própria. Cidadãos formam grupos de voluntários e patrulham a fronteira.

“A situação é terrível”, disse o presidente eleito, o conservador Karol Nawrocki, que tomará posse no próximo mês. “Não ficarei indiferente a isso depois de 6 de agosto. Certamente convocarei o Conselho de Ministros. Quero conhecer todos os dados estatísticos sobre migrantes ilegais“, disse. Segundo Nawrocki, o presidente em fim de mandato, Andrzej Duda, pode ter que intervir.

Conforme cidadãos poloneses que vivem próximos à fronteira com a Alemanha, o fenômeno ocorre há ao menos seis meses. Mas intensificou desde que o novo chanceler alemão, Friedrich Merz, assumiu o poder. Sendo assim, nas últimas semanas, quase não passou um dia sem relato de ao menos um incidente fosse.

Poloneses tenham impedir os Migrantes Ilegais

Em resposta, voluntários fundaram o “Movimento de Defesa da Fronteira”. Ou seja, uma iniciativa cidadã semelhante a que ganha força na Holanda. Patrulham a fronteira para impedir tanto entradas ilegais como as supostas operações de deportação ilegais da polícia alemã.

Na semana passada, um grupo de cerca de 30 voluntários tentou impedir incidente semelhante, na cidade fronteiriça de Lubieszyn. Mas a polícia alemã deteve dois deles temporariamente, em território polonês. Isso, compreensivelmente, irritou os moradores. Logo, ao anoitecer, apareceram mais de cem novos apoiadores.

Enquanto isso, Tusk descarta as preocupações como “histeria” alimentada pela mídia de direita. Mas Nawrocki rejeita categoricamente tal suposição. “Isso não é histeria“, sublinhou o presidente eleito. Nawrocki lembrou de que os moradores levantaram a questão com ele, repetidamente, durante a campanha.

Se os cidadãos do Movimento de Defesa da Fronteira se esforçam no combate a migração ilegal… Significa que a situação não está sob o controle das autoridades estaduais hoje.

Responsabilidade de Tusk na Crise dos Migrantes

Para Nawrocki a situação está descontrolada por total responsabilidade do governo Tusk. Portanto, são necessárias medidas decisivas no mais alto nível político.

Não há espaço para diplomacia aqui. Apelo ao Primeiro-Ministro… para que esta situação seja resolvida.

Os alemães alegam que a prática é inteiramente de seu direito, de acordo com o Regulamento de Dublin. Ou seja, expulsam somente migrantes ilegais que entraram através da Polônia. No entanto, as leis da UE não permitem deportações a Estados-Membros sem o consentimento daquela nação. Assim como não há comprovação de que os migrantes realmente vieram pela Polônia.

Tradução de Roberto Lacerda Barricelli de “Nawrocki: Germany Breaching EU Law by Dumping Migrants in Poland“, originalmente publicado no European Conservative.



PARA VOCÊ

2 thoughts on “Alemanha viola a UE Despejando Migrantes em Território Polonês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights