O motivo da demissão do ministro dos transportes russo por Putin permanece desconhecido
O ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, de 53 anos, supostamente cometeu suicídio. Porém, ocorreu poucas horas após sua demissão pelo presidente Vladimir Putin. Segundo relatos, Starovoit não manteve contato com a família por dois dias antes de sua morte.
De acordo com o Comitê Investigativo da Rússia, encontraram Roman Starovoit com um ferimento à bala em seu carro pessoal. O encontraram perto de sua casa, na vila de Myakinino, localizada no distrito de Odintsovo, na região de Moscou. As autoridades encontraram uma arma de fogo ao lado de seu corpo. Relatos sugerem que se tratava da mesma arma que o Ministério do Interior lhe concedeu, em 2023.
Nenhuma razão oficial foi fornecida para a demissão repentina de Starovoit, e o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar.
Desde então, o presidente Putin nomeou o vice de Starovoit, Andrey Nikitin, como ministro interino dos Transportes. Nikitin atuou anteriormente como governador da região de Novgorod até fevereiro.
Nota do editor
A imprensa da Rússia informou que a demissão de Starovoit pode ter ligações com uma investigação sobre desvio de fundos estatais. Ademais, alocaram esses fundos para as obras de construção das fortificações na região de Kursk. Região que ele governou, antes de sua nomeação como ministro dos Transportes, por Vladimir Putin. Porém, citaram o suposto desfalque como uma das razões para as deficiências nas linhas defensivas da Rússia. Portanto, responsável pela falha em conter uma incursão surpresa ucraniana na região, lançada em agosto de 2024. Inclusive, no ataque, impressionou que as unidades mecanizadas ucranianas, experientes em combate, dominaram guardas de fronteira russos. Todavia, eram guardas levemente armados e recrutas inexperientes do exército. Por fim, aprisionaram centenas deles.
Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli de “Russian Minister ‘Kills Himself’ Hours After Being Fired by Putin“, publicado originalmente no European Conservative