Jihadistas ligados ao Estado Islâmico invadiram igreja e massacraram dezenas de cristãos, inclusive missionários italianos. Governo da Itália declarou que “locais de culto devem ser sempre preservados e a liberdade religiosa protegida”
Armados com armas de fogo e facões, membros das ‘Forças Democráticas Aliadas’ islâmicas invadiram uma igreja na República Democrática do Congo. A invasão ocorreu durante uma missa noturna no domingo. Assim sendo, os jihadistas massacraram mais de 40 cristãos.
Massacre por Jihadistas
Mais de 100 pessoas na cidade de Komanda, no nordeste do país, participavam da cerimônia católica no momento do ataque. Pois comemoravam o 25º aniversário da paróquia. Ademais, os jihadistas assassinara nove crianças estavam entre os mortos, e tomaram outras — com idades entre 12 e 14 anos — como reféns. Mas as autoridades também encontraram corpos em casas incendiadas nas proximidades.
As chamadas Forças Democráticas Aliadas são filiadas ao Estado Islâmico e consideradas uma organização terrorista pelo governo de Uganda e pelos Estados Unidos. Ademais, relatos indicam a associação delas a mais de 80 assassinatos de civis cristãos nas últimas semanas.
Missionários da Itália servem na igreja de Komanda. Portanto, após o ataque, o vice-primeiro-ministro italiano, Antonio Tajani, enfatizou:
Os locais de culto devem ser sempre preservados e a liberdade religiosa protegida. A Itália está com as famílias das vítimas e o povo congolês.
Antonio Tajani
Solicitação de Segurança Ignorada
Todavia, o New York Times revelou que a igreja solicitou segurança às autoridades locais antes das celebrações em junho. O padre Aimé Lokana Dhego, pároco da igreja, confirmou: “Infelizmente, não houve intervenção durante o ataque”. Porém, acrescentou que o exército e as forças das Nações Unidas chegaram. Mas somente depois: “para contar e avaliar os mortos e os danos”.
Buscas por mais vítimas continuam em andamento.
Artigo publicado originalmente no European Conservative, sob o título “Dozens of Congolese Christians Killed in Latest Islamist Attack“. Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli. Título adaptado ao contexto dos leitores em língua portuguesa. Imagem ilustrativa.
One thought on “CONGO | Jihadistas Invadiram e Massacraram Dezenas de Cristãos em Igreja”