Urge lembramos dos exemplos Santos, como de Chiara Corbella Petrillo, contra a Cultura de Morte que avança na Europa e pode chegar ao Brasil
Estamos num momento de preocupante avanço da Cultura de Morte na Europa, principalmente na Itália, de Chiara Petrillo, e Reino Unido. Conquanto avançam nesses países a agenda da Eutanásia; no segundo, também a do aborto. Porém, há um movimento que busca impor essa cultura maligna em todo continente, inclusive em Portugal, Espanha, França e Leste Europeu. N’alguns o aborto tornou-se ‘direito reprodutivo’, n’outros continua proibido ou bem restrito. Mas em todos a Eutanásia mostra a cara!
Sendo assim, por que não rebater as narrativas que falam em ‘combater o sofrimento’ de doentes terminais, evitar os sacrifícios da maternidade, valorizar carreiras e bens em detrimento da família etc? Mas rebater com exemplos! Pois ensina o ditado: as palavras convencem, mas o exemplo arrasta.
Do Nascimento ao Encontro: Chiara e Enrico
Nascida Chiara Corbella, a 9 de janeiro de 1984, na capital italiana, viveu pouco tempo neste Vale de Lágrimas. Porém, contra as probabilidades do mundo moderno, deixou um legado que não podemos ignorar.
De família católica, criaram-na dentro dos ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, ainda nova, frequentou uma comunidade da Renovação Carismática Católica (RCC), sob companhia e incentivo de sua mãe. E lá conheceu o também jovem Enrico Petrillo, durante uma peregrinação do Movimento Carismático.
Após seis anos de namoro, casaram-se em Assis e, quando retornam, Chiara descobre sua primeira gravidez. Uma felicidade! Todavia, os médicos informam que a ultrassonografia revelou uma anencefalia no bebê e alguns sugerem um aborto. Mas Chiara e Enrico recusam-se, escolhendo respeitar o direito sagrado à Vida!
Vida e Sacrifício
Era 10 de junho de 2009, nasceu Maria Grazia Letizia. Mas meia hora após o parto, sua filha vai ao encontro de Deus. Tentamos imaginar a dor, a angústia, o desespero, mas falharemos… Pois jamais estamos preparados para perder um filho.
O que nós talvez considerássemos o fim, Chiara e Enrico trataram como um recomeço, e poucos meses depois, a notícia da segunda gravidez. Mas, novamente, descobrem um problema grave! O bebê tem más formações e não desenvolveu os membros inferiores. Entretanto, mesmo com a perda recente, fresca na memória, afastam qualquer atração do mal, dizendo “Sim” à Vida!
Davide Giovanni nasceu também em junho, num dia 24, mas faleceu na mesma data. Tristeza? Medo? Desesperança? Talvez todos invadiramo lar dos Petrillo. Mas, Chiara e Enrico matém a fé, recorrem a testes genéticos, não desistem.
Vem a terceira gravidez! Tudo bem com o bebê, mas diagnosticam Chiara com um câncer na língua, ao quinto mês. Realiza a primeira cirurgia em 16 de março de 2011. Contudo, Chiara não submete-se ao tratamento durante a gravidez, optando por esperar o nascimento do filho. Essa mãe escolhe arriscar a própria vida à ameaçar a vida do bebê, independente dos riscos envolvidos para si. Uma mãe que prefere o autosacrifício, pela Vida de seu filho.
Não quero morrer por Francesco, que dar minha vida à Francesco. (Chiara Corbella Pretillo)
Nasce Francesco, saudável, em 30 de maio de 2011. Então, Chiara aceita submeter-se à segunda operação e ao tratamento com quimioterapia e radioterapia. Todavia, o câncer, essa doença maldita, espalhara-se pelo corpo e já era tarde!
Falecimento
Em 04 de abril de 2012, recebeu o diagnóstico de doente terminal. Ou seja, não havia cura, e o tratamento não surtiria qualquer efeito, restando esperar pela inevitável morte. Que fez Chiara? Pediu para ser levada a algum país que permitisse a eutanásia, ou seu eufemismo “Suicídio Assistido”? Não! Rezou a Deus, agradecendo pelo que tinha e pedindo passar seus últimos momentos em paz e sem sofrimento para ele e os que amava. Ademais, nas palavras de Enrico “o privilégio de tê-la visto morrer feliz, foi uma vitória sobre a morte”.
Após mais d’um ano lutando contra o câncer, em 13 de junho de 2012, Chiara Petrillo faleceu em Cerveteri, Itália, rodeada de amigos e familiares. Seu funeral ocorreu na Igreja de Santa Francesca Romana, na presença do Cardeal Agostino Vallini, e seu enterro no cemitério Campo di Verano, em Roma.
Porém, antes da partida, no aniversário de um ano do pequeno Francesco, registra-lhe uma carta:
Vou ao Céu para ocupar-me de Maria e David, e tu ficas aqui com papai. Eu desde ali rezarei por todos vocês. És especial e tens uma grande missão. O Senhor te escolheu e eu lhe mostrarei o caminho a seguir se abrir o seu coração. Confia em mim, vale a pena. Mamãe.
Chiara não sobreviveu o suficiente para criar e educar Francesco, como certamente faria com máximo empenho e destreza. Porém, deixou ao filho, e todos nós, seu exemplo, um testemunho de fé e respeito aos mandamentos de Nosso Senhor e seu dom mais sagrada: a Vida! Serviu a Deus, honrou sua família, guardou a fé. Assim sendo, o merecido reconhecimento chegou também neste mundo.
Também deixou algumas palavras ao marido, pedindo que não entristece-se, pois partia para cuidar de Maria e Davida, enquanto ele cuidaria de Francesco.
Beatificação da Serva de Deus Chiara Corbella Petrillo
Iniciado o processo de beatificação e canonização, em 2 de julho de 2018, celebraram a missa que formalizou o começo da investigação, em 21 de setembro de 2024. Conquanto, rezaoua a mmissa o Cardeal Angelo De Donatis, Vigário de Roma desde 2017 e atual Penitenciário-Mor do Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica.
Chiara Corbella Petrillo recebeu o título de Serva de Deus, que aceitou morrer para que seu filho pudesse viver. Portanto, a 21 de junho de 2024 encerrou-se a fase Diocesana, na Basílica de Latrão, com missa rezada por Dom Baldassare Reina.
Se for da vontade de Deus, brevemente teremos uma nova Beata! Talvez, uma Santa! Assim como por Sua Vontade temos outras, que receberão nossa singela homenagem em breve.
Referências
- Site Oficial: https://www.chiaracorbellapetrillo.org/
- Chiara Corbella, la madre que ofreció su vida por su hijo;
- Com presença de Enrico e Francesco, avança causa de beatificação de Chiara Petrillo. ACI Digital. 21 de junho de 2024.