O Federal Bureau of Investigation (FBI) divulgou imagens do suspeito pelo assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, mas imprensa tenta ‘desconstruir’ descoberta da polícia
O Federal Bureau of Investigation (FBI) divulgou nesta quinta-feira (11) imagens do suspeito pelo assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. Assim como ofereceu US$100 em recompensa por informações que levem à identificação e captura do criminoso. Uma atualização agendada para hoje à tarde será reagendada devido aos “rápidos desenvolvimento da investigação”. O FBI e o Departamento de Segurança Pública de Utah trabalham juntos na caçada ao assassino.
Além das imagens, o FBI recuperou a provável arma usada no assassinato de Charlie Kirk, um rifle Mauser calibre .30-06, com ferrolho de alta potência. Conforme informações do Agente Especial do FBI em Salt Lake City, Robert Bohls, encontraram a arma em área arborizada e na rota de fuga do suspeito. Ademais, estava enrolada numa toalha, segundo autoridades policiais contaram à ABC News. O FBI enviou a arma para testes de digitais e DNA e encontrou outras evidências”.
“O rifle foi recuperado em uma área arborizada para onde o atirador havia fugido. Portanto, o laboratório do FBI analisará a arma. Os investigadores também coletaram impressões de calçados, uma impressão da palma da mão e impressões do antebraço para análise”. (Agente Especial Robert Bohls)
O rifle usado permite um único tiro antes de recarregar, obrigando o atirador a operar manualmente o a alavanca do ferrolho. Para retirar o cartucho usado é necessário levantar a arma e puxál-la para trás, enquanto o artirador precisa empurrá-la para frente para carregar um novo cartucho. Portanto, não trata-se de arma semiautomática, provando necessidade de maior destreza do assassino.
Descoberta nos Cartuchos
Porém, também segundo a ABC News, os policiais encontraram três cartuchos intactos com as inscrições “transgênero e antifascista”. Mas o veículo de comunicação afirmou que “não está claro o que isso significa” e que “se as marcações tentam despistar os investigadores”. Entretanto, se a vítima fosse uma mulher negra do Black Lives Matters, e nos cartuchos encontrassem as inscrições “poder branco” ou “KKK”, manteriam tal posicionamento?
Os recentes ataques de assassinos em massa transgêneros – mesmo que ainda minoria – sendo o último contra crianças numa escola católica, ascendeu o alerta da direita americana. Contudo, a ABC News parece tentar instigar a audiência questionar-se se o assassino é alguém que quer culpar os trans e os Antifas. Ou seja, pavimentar o caminho à uma narrativa ao invés de dar a notícia conforme chegam atualizações e deixar o debate público aberto. Mas sinceramente espero que minha impressão esteja errada, pois a FOX News afirmou que “o conteúdo das mensagens não está claro”.
Rastreamento do Suspeito por Assssinato de Charlie Kirk
Talvez pelo conhecimento necessário do local para acertar um único tiro, do alto de um teto, num alvo dentro de uma tenda, o FBI suspeite d’um universitário? Ou pelo biotipo, idade aproximada e roupas? Não sei! Mas factualmente trabalham com essa possibilidade, além do fato de universitários terem realizado uma petição exigir que a universidade impedisse o evento com Charlie Kirk. Não encontrei informações sobre se os nomes nessa petição estão sob investigação.
No entanto, as autoridade também afirmam que têm boas imagens de vídeo do suspeito e rastrearam seus movimentos. O suspeito chegou ao Campus de Orem, da Utah Valley University, às 11h52 (hora local) da quarta-feira (10). Demonstrando conhecer bem as estruturas e o local, subiu às escadas até o telhado d’um prédio próximo ao evento, d’onde atirou em Charlie Kirk. Portanto, reforça a afirmação das autoridades de que o assassinato trata-se d’um ataque direcionado, e não de algum tiroteio.
“Estamos investindo tudo o que temos nisso e vamos capturar esse indivíduo”, declarou Beau Mason, Comissário do Departamento de Segurança Pública de Utah. Porém, também não encontrei informações de qualquer investigação acerca do indivíduo que perguntou a Charlie Kirk sobre “assassinos em massa”, segundos antes do assassino atirar. Coincidência?
2 thoughts on “Charlie Kirk: FBI divulga imagens de Suspeito para o Público”