A Croácia Enterrou mais Vítimas de Regime Comunista Iugoslavo

Autoridades do governo homenagearam vítimas de Regime Comunista Iugoslavo, em vários locais, destacando o comprometimento da Croácia em lembrar aqueles mortos pelo sistema totalitário

A Croácia realizou um enterro em 23 de agosto às vítimas de regime comunista iugoslavo, décadas depois de assassinadas durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia ocorreu em Sošice, nas Montanhas Žumberak, no Dia Europeu da Memória das vítimas de regimes totalitários e autoritários. Sendo assim, restos mortais exumados do poço de Jazovka em 2022 incluíam 814 pessoas, a maioria com idades entre 20 e 35 anos. Mas incluindo mulheres, freiras e crianças.

Regime Comunista e suas Vítimas

As forças do Exército do Regime Comunista Iugoslavo retirou muitas vítimas de hospitais em Zagreb ou capturou-as, em 1945. Por conseguinte, o arcebispo de Zagreb, Dražen Kutleša, celebrou a missa de 23 de agoto último. Logo, pedindo o reconhecimento dos crimes do regime.

O vice-primeiro-ministro Tomo Medved declarou: “Por trás de cada número há uma vida humana e famílias atormentadas pela tristeza, mas também os assassinos que cometeram esses atos bestiais. Ademais, houve comemorações nos antigos campos de trabalho em Sveti Grgur e Goli Otok.

Homenagens do Governo Croata

O governo croata declarou que “preza permanentemente a cultura da memória e condena resolutamente os homicídios, assassinatos políticos e violações em massa dos direitos humanos. Incluindo os cometidos sob regimes totalitários anteriores”.

Assim sendo, representantes do governo visitaram o cemitério Mirogoj de Zagreb, prestando suas homenagens no túmulo do dissidente político Bruno Bušić. Como também no memorial às vítimas croatas das repatriações de Bleiburg, nas Estações da Cruz e no túmulo do primeiro presidente croata, Franjo Tuđman.

Publicado originalmente em European Conservative, sob o título “Croatia Buries Victims of Communist Yugoslav Regime”. Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli.



PARA VOCÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights