Imigrante etíope abusador de crianças libertado por engano, é recapturado após caçada humana no Reino Unido. Entenda…
O imigrante abusador de crianças, Hadush Kebatu, seria deportado do Reino Unido, para supostamente atender aos próprios pedidos. Contudo, as autoridades o confundiram com outro detento.
Caçada ao Abusador de Crianças
Por conseguinte, lançaram uma caçada humana em todo o país, envolvendo dezenas de detetives e três forças policiais. Relatos de avistamentos públicos, levaram à prisão de Kebatu em Finsbury Park, Londres, às 8h30 da manhã de domingo.
Após uma caçada de três dias, as autoridades detiveram um criminoso sexual etíope, libertado por engano de uma prisão britânica. O imigrante abusador de crianças, Hadush Kebatu, supostamente de 38 anos, cumpria pena de 12 meses de prisão na HMP 22 Chelmsford. Por crimes sexuais contra crianças. Porém, injustamente libertaram-no na sexta-feira, 24 de outubro — após cumprir apenas um mês — devido a um erro administrativo.
Condenado por vários crimes sexuais em Epping
Os crimes de Kebatu desencadearam semanas de protestos em frente ao Bell Hotel, na cidade de Essex. Pois, antes de sua condenação, abrigava requerentes de asilo, incluindo o etíope. Sendo assim, este último incidente — com Kebatu em câmeras de segurança circulando por Chelmsford e Londres, vestindo uniforme da prisão — desencadeou forte reação política.
O Ministério da Justiça descreveu a fuga ridícula em câmera lenta do abusador de crianças como “fracasso terrível” e ordenou investigação imediata. Conquanto o vice-primeiro-ministro e secretário da Justiça, David Lammy, visitou a delegacia de Wood Green, norte de Londres, chamando a libertação prematura de Kebatu de “inaceitável”.
Sistema de Administração Prisional preocupa
Estimativas sugerem que, no ano passado, o Sistema de Administração Prisional libertou acidentalmente 262 prisioneiros no Reino Unido.
Embora o caso gere preocupação pelas falhas da administração prisional, também reacendeu o debate sobre a política de imigração do Reino Unido. Mas em relação aos eventos em Epping… A indignação pública generalizada com a violação das fronteiras advém da crença de que Kebatu nunca deveria entrar na Grã-Bretanha.
Publicado originalmente em The European Conservative, intitulado “Wrongly Freed Child-Molesting Migrant Recaptured in London“. Traduzido por Samara Oliveira Barricelli.
