O ex-presidente Nicolás Maduro está detido numa prisão no Brooklyn até que os promotores decidam onde o julgarão. Donald Trump anuncia governo dos EUA para uma transição na Venezuela
O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, capturado por forças americanas no sábado, 3 de janeiro, está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York. Segundo informaram diversas agências de notícias na noite de sábado. Por conseguinte, levaram o líder deposto de helicóptero para Nova York. Em seguida, transferiram-no para a prisão, devendo comparecer perante um tribunal na segunda-feira.
Entretanto, a Suprema Corte da Venezuela ordenou no final da noite de sábado que a vice-presidente Delcy Rodríguez assumisse a liderança interina do país.
Governo dos EUA na Venezuela
Numa coletiva de imprensa realizada no sábado, o Presidente Trump afirmou que os EUA administrariam a Venezuela até que “possamos realizar uma transição segura, adequada e criteriosa”. Porém, o presidente não descartou o envio de tropas para o país latino-americano. Mais tarde, acrescentou: “Teremos presença na Venezuela no que diz respeito ao petróleo”. Ademais, Trump teve a companhia do Secretário de Estado Marco Rubio, do Secretário de Defesa Pete Hegseth e do Diretor da CIA John Ratcliffe.
Ao falar sobre uma prerrogativa nacional dos EUA no hemisfério, Trump declarou ter superado a Doutrina Monroe, afirmando: “Agora eles a chamam de Doutrina Don-Roe”.
Trump também afirmou que a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, não tinha o apoio ou respeito necessários dentro da Venezuela para tornar-se sua líder. Assim, compartilhou que o Secretário Rubio conversou com a vice-presidente de Maduro, Delcy Rodríguez. “Ela mostrou-se essencialmente disposta a fazer o que consideramos necessário para tornar a Venezuela grande novamente”, disse Trump.
O presidente também indicou que os procuradores decidirão se Maduro, a quem chamou de “ditador ilegítimo” e “chefe de uma vasta rede criminosa”, será julgado em Nova York ou em Miami.
Publicado originalmente no The Europen Conservative, intitulado “Trump: U.S. Will Run Venezuela Until Transition Takes Place”. Imagem de Barbara por Pixabay Traduzido por Samara Oliveira Barricelli.
