Tropas russas tomaram mais território no leste da Ucrânia na quarta-feira, no maior esforço de guerra e próximo da Cúpula Trump-Putin
As operações militares da Rússia no leste da Ucrânia ganhavam velocidade, conquistando mais terreno na quarta-feira, antes de uma cúpula no Alasca entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o russo, Vladimir Putin.
De acordo com uma análise de dados do campo de batalha do Instituto para o Estudo da Guerra, sediado nos EUA. As forças russas fizeram seu maior avanço de 24 horas na Ucrânia em mais de um ano.
E, enquanto a batalha se desenrolava, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus se encontraram para manter conversas on-line urgentes com Trump. Conquanto na esperança de convencê-lo a respeitar os interesses de Kiev durante a iminente cúpula com Putin na sexta-feira.
Zelensky de Fora
Todavia, não convidaram o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não para a reunião no Alasca. Portanto, levantou preocupações de que Kiev veria-se forçada a fazer concessões.
O presidente ucraniano afirmou nas redes sociais na terça-feira que “vemos que o exército russo não prepara-se para encerrar a guerra. Pelo contrário. Pois movimenta-se indicando preparativos para novas operações ofensivas”.
Publicado originalmente no European Conservative, sob o título “Russia Makes Biggest Push in a Year as Trump-Putin Summit Looms“. Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli.