Ajuda humanitária do governo brasileiro será desviada para fuga dos “narcotraficantes” que supostamente ajudaram no financiamento da campanha de Lula em 2022?
Em 2021, o ex-chefe da inteligência militar da Venezuela, Hugo Carvajal, enviou carta a um juiz espanhol alegando deter provas d’um esquema criminoso internacional. Conquanto, supostos narcotraficantes teriam financiado as campanhas de partidos e políticos de esquerda na América Latina, por 15 anos. Ademais, esse tal financiamento possivelmente cobriria também as campanhas de Lula e do PT. Porém, até o momento, não há informações específicas nos autos do processo público, nos EUA.
Os Checadores
Esclareço que trata-se d’um artigo. Portanto, levantarei perguntas, antes de dar quaisquer respostas, estando as conclusões à cargo do leitor. Ou seja, não acusarei sem provas quaisquer indivíduos ou instituições, à revelia da minha opinião sobre tais. Todavia, é justo e necessário questionar e tratar de possibilidades lógicas.
Sendo assim, a primeira possibilidade lógica é do financiamento d campanha de Lula e do PT por supostos narcotraficantes da Venezuela. E uso o termo “supostos” porque as benditas (sic) agências de checagem (sic), em seu papel d’um Deus Tirânico, decidiram que as alegações do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América são “infundadas” e “sem provas concretas”. O US Department of State tem o respeito das demais portências globais que ainda são democracias; devem tremer (de tanto rir) com os checadores.
Claro, os sorvedores de erva do UOL estão melhor equipados e preparados do que a maior potência política, econômica, militar e de inteligência do mundo. Obviamente, não significa que devemos simplesmente acreditar em algo porque “os americanos disseram”. Mas deixar de investigar, ou desacreditar só porque “os checadores disseram”, é ainda mais ridículo.
Cartel de los Soles e os Narcotraficantes de Venezuela e México
Conforme o US Deparment of State o Cartel de los Soles existe e recebeu designação de organização terrorista, válida a partir de 25 de novembro de 2025. Porém, antes, o US Departmente of the Treasury (Departamento do Tesouros dos EUA) sacionou o Cartel de los Soles como uma Organização Terrorista Global Especialmente Designada (OTE). A ação ocorreu por conta da Ordem Executiva 13224, acatada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro.
Com sede na Venezuela, o Cartel de los Soles é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo de Maduro, que corromperam as forças armadas, a inteligência, o legislativo e o judiciário da Venezuela.
– US Department of State
O Cartel de los Soles forneceria “apoio material a organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a paz e a segurança dos Estados Unidos, nomeadamente o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa”. Ambos designados pelo US Department of State como OTE’s em 20 de fevereiro de 2025.
O Tren de Aragua é uma Organização Terrorista Estrangeira (OTE) originária da Venezuela e envolvida no tráfico de drogas, contrabando e tráfico de pessoas, extorsão, exploração sexual de mulheres e crianças e lavagem de dinheiro, entre outras atividades criminosas. O Cartel de Sinaloa é uma OTE e um dos cartéis mais antigos e poderosos do México, responsável por uma parcela significativa das drogas letais traficadas do México para os Estados Unidos. Além de traficar fentanil, metanfetamina, cocaína e outras drogas ilícitas para os Estados Unidos, o Cartel de Sinaloa está envolvido em atos de violência generalizados.
– US Department of Treasury
Operação Acolhida
Já no sa´bado (3), o Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha (PT), repudiou a operação militar americana na Venezuela. Para Padilha, a ação americana aumentará os custos e impactará o Sistema Único de Saúde (SUS) na reegião fronteiriça. A ‘guerra’ traria “impacto múltiplo para o nosso povo e sistema de saúde”.
Todavia, por causa da ditadura comunista (e possivelmente narcotraficante e terrorista) da Venezuela, sob Nicolás Maduro, o SUS ofre impacto constante. Em Roraima há milhares de refugiados venezuelanos, obrigados a fugir da miséria, fome e perseguição em seu país. O ex-presidenciável e sacerdote da Igreja Católica Ortodoxa do Peru, Padre Kelmon, realiza trabalho humanitário há anos na região. Conquanto ajuda os refugiados na obtenção de documentação, abrigo, alimentação, serviços de saúde e renda.
No entanto, em momento algum desde que o PT reassumiu o poder, encontrei declarações de Padilha condenando a ditadura do parceiro Maduro. Ademais, sequer criticou a ditadura comunista, por causa da qual o governo de Michel Temer criou a Operação Acolhida, em 2018. Porém, não perdeu a oportunidade de atacar o governo dos EUA, por cortar o financiamento à mesma.
Preocupações
A preocupação surge por dois fatos: 1) a declaração de Padilha ocorreu antes do posicionamento oficial do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT); 2) o ministro declarou que prepararam a Agência SUS e a Força Nacional do SUS. A Agência SUS fornece o suporte operacional principalmente para políticas de atendimento em saúde aos índios e atenção primária. Contanto, aciona-se a Força Nacional do SUS em caso de esgotamento da capacidade de “reação” numa região.
Sendo assim, preocupa que um importante ministro publique sua declaração deixando a entender pressão prévia sobre o posicionamento do presidente da República. Assim como preocupa que um governo petista aja tão rapidamente para acolher refugiados – aos quais jamais deu a devida atenção – somente após a captura d’um ditador camarada.
Também preocupa a possibilidade de utilização da Operação Acolhida para ajudar nartoctraficantes a escaparem da justiça e esconderem-se no Brasil. Algo parecido com a abertura da Argentina para ‘refugiados europeus’ em 1946, após a Segunda Guerra Mundial. Ou seja, quando Juan Domingo Perón – ídolo da esquerda argentina (peronista) – acolheu criminosos de guerra nazistas com passaportes argentinos ‘falsificados’.
Histórico da Esquerda Latino-Americana com Narcotraficantes
Há histórico de ligações entre o PT, Lula, o Foro de San Pablo e os narcotraficantes e narcoterroristas revolucionários da América Latina. Aliás, a esquerda latino-americana financiou-se com dinheiro do soviético em cotrapartida da criação das redes de narcotráfico. O alvo? A juventude americana desde os anos 60, para aceitação das ideias do ‘progressismo’ – drogas afetaram a capacidade de julgamento e facilitaram a ‘inculcação’ de agendas ideológicas.
Escrevi sobre essas ligações em 2013, e atualizei na 7ª edição da Revista Brasil Secreto (baixe aqui o artigo em pdf ou assine para receber as 8 edições). Você pode adquirir a 7ª edição completa individualmente aqui. Mas além da imprensa, também consultei fontes primárias. Por exemplo, a obra “Red Cocaine”, de Joseph D. Douglass e Jan Šejna – Major-General do Exército da Checoslováquia comunista. Assim como “Desinformação“”, do Tenente-General soviético Ion Mihai Paçepa. Ademais, há “A KGB e a Desinformação Sovética“, de Ladislav Bittman, agente do Serviço de Segurança e de Inteligência da Checoslováquia comunista.
Também consultei
- Ana Lilia Pérez (Mares de Cocaína: As Rotas Náuticas do Narcotráfico – compre aqui);
- Nicolás Márquez (O Impostor Evo Morales: Da Pachamama ao Narco-Estado – compre aqui);
- Tiago Geordani (Nasce o Terrorismo no Brasil – compre aqui);
- Olavo de Carvalho (O Foro de São Paulo: A ascensão do comunismo latino-americano – compre aqui);
- Victor Manuel Salazar (Mexico Bajo la Sombra del Foro de São Paulo – compre aqui);
- Coronel Luis Alberto Villamarin Pulido (trilogia El Cartel de las Farc: Finanzas del Terrorismo Comunista contra Colombia (1978 – 1996) – compre aqui);
- Diego Enrique Osorno (El Cartel de Sinaloa: Una Historia del Uso Político del Narco – compre aqui);
- Austin K. Starr (Cartel de los Soles: Inside Venezuela’s Military Drug Empire – compre aqui);
- Victor Amram* (La Noche de los Generales: Génesis del Cartel de los Soles – compre aqui).
Teoria da Conspiração?
No entanto, há quem feche-se numa redoma ideológica e negue tanto os fatos e a realidade, como as meras possibilidades. Geralmente, pessoas tão mentalmente corroídas pelas p agendas políticas, que sua sanidade depende da negação de qualquer possibilidade contrária às suas crenças ideológicas. Não obstante, recorrem ao termo “Teoria da Conspiração”, como uma ofensa descredibilizante em si-mesmo. Afinal, não espera-se que tais indivíduos tenham inteligência suficientemente desenvolvida para compreenderem – e sequer perceberem sozinhos – que há diferença entre teorias falsas e reais.
A histórica política mundial comprova a realidade de conspirações: golpes de Estado, invasões verticais (pela cultura), propaganda de desinformação para gerar ódio e derrubar indvíduos, instituições e governos, assassinatos políticos etc. Talvez as três conspirações mais famosas do mundo ocorreram na Grécia Antiga e em Roma. Pois através da manipulação da democraca mataram Sócrates e Jesus Cristo, assim como uma conspiração resultou no assassinato de Julio Cesar, nos Idos de Março de 46 a. C.
Oras, esqueceremos da Revolução Comunista na Rússia e da ascensão Nazismo na Alemanha, com financiamento de Wall Street? Isto comprovando por intensa pesquisa do renomado hitoriador Antony C. Sutton (compre aqui). E os golpes que levaram ao poder os miliatres no Brasil, Argentina e Chile? Ainda que com motivações, ambições e realizações diferentes… Ademais, há a Revolução Gloriosa (Inglaterra), a Revolução Francesa, o Golpe da República de 1889 (Brasil), Watergate (EUA: 1972 – 1974) etc.
Até na literatura encontramos referências constantes às tramas e conspirações (não só políticas), tantos reais como simbólicas. Por exemplo: Hamlet, Macbeth, Julio Cesar, Os Três Mosqueteiros, O Crime do Padre Amaro, Electra, Orestes, As Bacantes, Um Conto de Duas Cidades, O Processo etc.
Provocação sobre Conspirações e Narcotráfico Revolucionário
Portanto, há teorias que acabam comprovadas pelos fatos e a realidade, seja por acontecimentos, pesquisa séria intensa, documentos, fontes primárias e secundárias etc. Assim como teorias sem pé nem cabeça, que apenas distorcem o imaginário de quem acredita nelas. Há as conspiração reais, e as imaginárias (que podem enlouquecer e levar a atos extremos, como em “Édipo Rei” e “Antígona”).
Sendo assim, deixo uma provocação! Com todo o histórico amplamente registrado, estudado e verificado, é demais preocupar-se com a possibilidade do PT ajudar na fuga de narcotraficantes revolucionários?
Nota
*Victor Amram chefiava a División de Investigación de Drogas del Cuerpo Técnica de Policía Judicial de Venezuela, nos anos 80 do século XX.
Quer “Red Cocaine” traduzido em e-book (pdf)? Envie e-mail para contato@ivcairu.org com o assunto “Red Cocaine”.
