O Marine One decolava da Casa Branca quando lhe direcionaram um laser, e potencialmente colocaram sob risco de colisão todos os outros helicópteros na área. Essa ação é crime nos EUA
As autoridades dos EUA indiciaram um homem após supostamente apontar um ponteiro laser ao helicóptero presidencial. Ademais, esse decolava da Casa Branca — com o presidente Donald Trump a bordo — conforme documento judicial registrado na última segunda-feira, 22 de setembro.
Homem do Laser
O depoimento afirma que um agente do Serviço Secreto observou Jacob Samuel Winkler, de 33 anos, apontar um laser vermelho da calçada em frente à Casa Branca. Mas tendo por alvo o helicóptero Marine One, e durante a decolagem, no sábado. Por conseguinte, de tiveram Winkler no local e o acusaram de apontar um ponteiro laser para uma aeronave. Um crime punível com até cinco anos de prisão.
O processo disse sobre Winkler que
a conduta representava risco de cegueira repentina e desorientação do piloto, mas especialmente durante voos de baixa altitude perto de outros helicópteros… E do Monumento a Washington.
Isso colocou o Marine One em risco de colisão aérea.
Wilker alegou não conhecer proibição
Depois de algemado, Winkler “ajoelhou-se e começou a dizer coisas como: ‘Eu deveria desculpar-me com Donald Trump'”. Segundo o documento assinado pelo agente do Serviço Secreto, responsável pela detenção.
Porém, mais tarde, Winkler disse às autoridades que “não sabia que não podia apontar o laser para o Marine One”. Pois “ele aponta para todos os tipos de coisas, como placas de pare”.
O documento não indica se alguém a bordo do helicóptero notou o laser. Trump viajava para a Virgínia para discursar no American Cornerstone Institute, segundo a mídia americana.
A Administração Federal de Aviação (FAA) alerta que os lasers representam uma “séria ameaça à segurança” das aeronaves. Pois podem incapacitar os pilotos. Inclusive, até o momento, neste ano, a agência registrou 5.913 incidentes desse tipo.
Publicado originalmente no The European Conservative, sob o título “U.S. Authorities Charge Man with Pointing Laser at Trump’s Helicopter“. Traduzido por João Pedro Moscatti .