Uma tensa reunião do conselho e protestos em massa não impediram Zwolle de aprovar um plano de asilo para construir um centro de acolhimento. Moradores dizem a própria cidade os ignorou
Apesar da forte oposição pública, a cidade holandesa de Zwolle aprovou o plano de asilo para construir um Centro de Requerentes de Asilo (AZC), no distrito de Stadshagen. A instalação, com inauguração prevista para 2027 no novo bairro De Tippe, acomodará até 400 requerentes.
Plano de Asilo
A decisão ocorre num momento no qual forçam Zwolle, pela lei nacional de distribuição (spreidingswet), a acolher quase 650 requerentes de asilo no total. Com vários centros de acolhimento existentes prestes a fechar, a prefeitura considerou o novo AZC uma medida necessária para cumprir com suas obrigações.
A tensão aumentou durante a reunião do conselho de segunda-feira, realizada na casa provincial de Overijssel para dar espaço a mais membros do público. Logo, a comoção rapidamente intensificou-se na galeria.. Moradores furiosos gritaram em protesto e acusaram o conselho de ignorá-los. Depois, alguns saíram da sala gritando e chamando a reunião de farsa. O prefeito Peter Snijders pediu repetidamente calma, mas teve dificuldade para manter a ordem.
Do lado de fora do prédio, centenas de pessoas se reuniram em protesto. Ademais, o líder do PVV, Geert Wilders, dirigiu-se à multidão, denunciando a política de asilo do governo. Mas também questionou o plano de asilo para instalar um centro de acolhimento perto de casas, uma escola e uma estação de trem. “Para mim, acabou o tempo de aceitar isso”, disse ele .
Dos dez partidos representados no conselho de Zwolle, somente o partido local Swollwacht votou contra o plano de asilo. Os outros nove partidos o aprovaram após negociarem certas condições. Incluindo um limite ao número de moradores e a criação d’um posto policial no bairro.
Embora a decisão seja agora definitiva, muitos moradores sentem que ignoraram as suas preocupações. Aliás, o clima acalorado dentro e fora da Câmara Municipal evidenciou as profundas divisões causadas pela questão na comunidade.
Matéria publicada originalmente no European Conservative, sob o título “Dutch City Forces Through Asylum Plan Amid Protests“. Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli.