EUA | A Notícia de Última Hora: Governos Mentem

Donald Trump acerta ao denunciar manipulação de estatísticas econômicas por orgão estatal americano e expor que os governos mentem

A chefe do Departamento de Estatísticas do Trabalho, Dra. Erika McEntarfer, é uma das últimas pessoas a quem o presidente Trump disse “você está demitido”. O presidente Trump justificou a demissão da Dra. McEntarfer porque acreditava que manipuou dados de emprego. Também afirmou que as manipulações incluem os números atualizados do BLS de maio/junho, mostrando geração de 258.000 empregos a menos do que relatado originalmente. Assim como o relatório de empregos de julho, mais fraco do que o esperado. Portanto, sugeriu o presidente, que planejaram tudo isso para prejudicar a sua imagem enquanto presidente. Mas também expôs como os governos mentem.

Reação dos ‘Especialistas’

Após a demissão da Dra. McEntarfer, muitos comentaristas temeram que as ações do presidente Trump criassem a percepção de manipulação dos dados de desemprego e inflação do governo para produzir os números desejados pelo presidente. Pois uma perda de confiança nas estatísticas do governo impactaria a demanda por títulos do Tesouro dos EUA.

Conquanto ocorre porque o valor dos títulos do Tesouro é ajustado com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado pelo BLS. Logo, se os investidores não confiarem nos números do IPC, talvez exigam retornos maiores, aumentando os pagamentos de juros do governo.

Todavia, o presidente Trump está correto ao dizer que o BLS manipula estatísticas relacionadas à economia, mas isso ocorre muito antes de Donald Trump chegar à Casa Branca. Pois governos mentem.

Desemprego e Inflação

Por exemplo, a partir de 1994, o BLS parou de incluir trabalhadores “desanimados” que desistiram de procurar emprego nos números oficiais de desemprego. Mas também inclui como empregados aqueles que trabalham meio período, mesmo que o único motivo seja a incapacidade de encontrar trabalho em tempo integral. De acordo com John Williams, editor do Shadow Stats, incluir trabalhadores desanimados e de meio período, mas que desejam emprego em tempo integral, na estatística, aumenta a taxa de desemprego em quase 20%!

O governo também subestima os efeitos da inflação, e usam para isso o “IPC encadeado”. Ou seja, se inflação de preços tornar o bife inacessível à maioria, o governo não considerará redução no padrão de vida, se “substituírem” por hambúrguer.

Portanto, ignora-se o fato de que se os consumidores considerassem hambúrguer e bife como equivalentes, provavelmente escolheriam um hambúrguer mais barato. Mas antes que a inflação de preços causada pelo Federal Reserve tornasse o bife inacessível. Ou seam antes de deixá-loos sem outra opção a não ser comprar hambúrguer. De acordo com o Shadow Stats, de John Williams, usar uma definição mais precisa de inflação aumentaria a taxa de inflação para até 12%.

Por que os Governos Mentem sobre Desemprego e Inflação?

Manipular as taxas de desemprego e inflação permite que o governo induza a população a acreditar que a economia está forte. Portanto, quaisquer sinais de fraqueza — como aumento de preços ou do desemprego em sua cidade — são anomalias que não refletem a real condição econômica. Manipular números subestimando o valor real da inflação, reduz aumentos do “custo de vida” que o governo fornecerá aos veteranos, beneficiários da Previdência Social etc. Ademais, proporciona uma maneira de o governo cortar gastos sem que os membros do Congresso tenham votos politicamente difíceis.

O presidente Trump prestou um serviço ao destacar que as estatísticas governamentais sobre a economia são manipuladas e que governos mentem. Muitos dos críticos de Trump por arriscar “credibilidade” dos números de inflação e desemprego desconhecem, ou não têm problema em manipular dados para enganar o público. Tampouco de que acreditem que o sistema de bem-estar social e o monetário fiduciário “funcionam”.

Sendo assim, opõem-se somente à manipulação dos dados em benefício do presidente Trump. O presidente Trump deveria garantir que os números de desemprego e inflação do governo sejam o mais precisos possível. Para tal, nomeando John Williams, do Shadow Stats, para chefiar o Departamento de Estatísticas do Trabalho.

Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli a partir da publicação no Mises Institute, sob o título “Newsflash: Governments Lie“.



PARA VOCÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights