O monarca britânico Rei Charles III juntou-se ao Papa Leão XIV para um culto na Capela Sistina, na primeira reza entre o pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e o chefe da Igreja da Inglaterra em séculos
Na quinta-feira, 23 de outubro, o Rei Charles III tornou-se o primeiro líder da Igreja da Inglaterra a rezar publicamente com um papa desde o cisma com Roma, há 500 anos. A oração histórica ocorreu durante um culto presidido pelo Papa Leão XIV.
O monarca de 76 anos e sua esposa, a Rainha Camilla, juntaram-se ao Papa – nascido nos EUA -, na Capela Sistina. Sendo assim, participaram de um culto de 30 minutos, o qual misturou tradições católicas e anglicanas.
O ponto alto da visita de Estado da realeza à Santa Sé. Conquanto a cerimônia sob os espetaculares afrescos do teto de Michelangelo, marcou uma reaproximação significativa entre as duas igrejas.
Ocasião Histórica
Ademais, a atitude de Charles III marcou a primeira vez que um monarca inglês ou britânico reinante rezou publicamente com um papa em quase cinco séculos. Isto é, desde que o rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica Apostólica Romana, em 1534.
Mas um cisma desencadeado pela recusa do (então) Papa Clememnte VII em anular o casamento de Henrique VIII. Pois o rei queria casar-se com outra mulher, mas a Igreja não permitiu. Assim, o cisma fez do monarca chefe da Igreja da Inglaterra.
Publicado originalmente em European Conservative, intitulado “King Charles First Head of Church of England to Pray with Pope“. Traduzido por João Pedro Moscatti.
