“Caça às Bruxas”: Bolsonaro condenado a 27 anos de Prisão

Os EUA dizem que “responderão adequadamente” à sentença de 27 anos imposta ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro numa “Caça às Bruxas”

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou na quinta-feira, 11 de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por conspiração para golpe. Mas ao final de um julgamento histórico que dividiu a nação e provocou a fúria dos EUA. A sentença pode fazer com que o líder conservador de 70 anos passe o resto de seus dias na prisão. Conquanto os juízes votaram por 4 a 1 para condenar Bolsonaro por conspiração para derrubar Luiz Inácio Lula da Silva. Após sua derrota eleitoral para o esquerdista em outubro de 2022.

Os promotores disseram que o plano falhou apenas devido à falta de apoio dos altos escalões militares. A defesa de Bolsonaro chamou a sentença de “incrivelmente excessiva” e anunciou que recorreria, “inclusive em um nível internacional”.

Posição Americana

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que os Estados Unidos “responderão de acordo” ao que ele chamou de “caça às bruxas” politicamente motivada.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil reagiu, dizendo que não deixaria-se intimidar pelas “ameaças” de Rubio. Por conseguinte, o ex-capitão do Exército Bolsonaro, que cumpriu um único mandato de 2019 a 2022, afirma ser vítima de perseguição política.

Filho Defende Bolsonaro

Falando do lado de fora da casa de seu pai em Brasília, o filho parlamentar de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, disse que o político estava “de cabeça erguida diante dessa perseguição, porque a história mostrará que estamos do lado certo”.

Ademais, acrescentou que os aliados de seu pai agiriam com “todas as suas forças” para garantir o apoio do Congresso a um projeto de lei de anistia.

Publicado originalmene em The European Conservative, sob o título ““Witch Hunt”: Former Brazil President Bolsonaro Sentenced to 27 Years in Prison“. Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli.



PARA VOCÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights