Como as ideologias de terceira posição ganham espaço com o desgaste do embate “Esquerda vs Direita” e não resumem-se a “fascismo” ou “nazismo”
É preciso ser direto: o que chamamos de “ideologias políticas de terceira posição” refere-se, geralmente, aos movimentos nazista e fascistas. Mas isso não significa que só eles sejam a terceira posição. Pois a expressão quer designar pessoas que acreditam num meio-termo entre capitalismo e socialismo. Além disso, ganhou força pela discussão política no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.
Essas posições políticas, geralmente, tendem a ser difíceis de enquadrar como esquerda ou direita porque, de fato, adotam posições de ambos os lados de maneira explícita. Porém, isso é proposital.
O principal motivo pelo qual as ideologias de terceira posição crescem é pelo esgotamento do embate político e ideológico entre as duas outras. Portanto, aí entra uma lição de retórica importantíssima. Contudo, antes, é necessário um preâmbulo.
Game Pass está mais caro
Nesta semana, a Microsoft anunciou um aumento no preço do Game Pass. Você não precisa saber os detalhes do serviço, só que o preço dobrou no Brasil. E isso, claramente, gerou muita indignação. Todavia, da sua parte, a Microsoft disse que o serviço melhorou e que eles oferecem mais jogos, por isso o aumento no preço. Porém, Geoff Keighley compartilhou na sua conta no X que o motivo da alteração foram questões de mercado.
Geoff Keighley só é responsável pelo que é, hoje, o maior evento do cenário dos jogos digitais no final do ano, o TGA. Além disso, nenhum dos grandes nomes apareceu no vídeo de anúncio. Ou seja, ninguém quis ser “pai da criança”.
Outras Mudanças
Isso se junta a outros problemas. A Microsoft tem investido pesado em Inteligência Artificial. E com a NVIDIA faturando hoje mais com IA que com jogos, é uma tentação forte a empresa também tentar fazer o giro.
Porém, a Microsoft teve gastos pesados com o setor de jogos e precisa reaver o investimento. O mais recente, a aquisição da Activision Blizzard, antes a principal empresa de jogos RTS (Warcraft e Starcraft). Mas que hoje operan só World of Warcraft e Call of Duty.
E, conforme uma reportagem da Bloomberg, uma das principais razões de haver mudanças no Game Pass é o lucro com Call of Duty. Afinal, trata-se de um jogo que deveria “imprimir” dinheiro com as várias skins. Resumo da ópera, é fácil xingar a Microsoft de ser gananciosa e descolar o preço do valor do serviço.
Lição Retórica
Da sua parte, a Microsoft quer culpar as tarifas de Trump para o aumento dos preços. Da parte dos jogadores, há boas razões para acreditar que se trata de ganância da empresa. Ou seja, um lado diz que precisa de menos socialismo, pois o estado está atrapalhando os empresários. Do outro lado, as pessoas querem mais estado para impedir a ganância descontrolada das empresas.
E é exatamente aí que as ideologias de terceira posição crescem. Porque quase todas pregam um alinhamento explícito entre estado e empresas através da construção de valores que se manifestam numa identidade nacional.
Deste modo, as empresas não são necessariamente controladas à força. Mas com técnicas sutis em que precisam se alinhar aos valores da nação.
Por isso Hitler tinha empresas privadas na Alemanha e muitos dos empresários faziam parte do partido Nazista. Sem esse contexto básico, é impossível entender a Lista de Schindler, pois ele não era só um cara “mau” que virou “bom”. A coisa é mais complexa.
Trump e as Ideologias de Terceira Posição
E a grande ironia é que acusaram Trump de socialista por fazer o Governo Americano adquirir 10% da Intel. Assim como muitas das empresas que querem promover igualdade praticam aquilo que há de pior no capitalismo.
Aproveitando-se disso, as ideologias de terceira posição ganham espaço. E não se deve surpreender com mais e mais de seus expoentes alcançando posições políticas num futuro próximo.
Certamente, leram obras como Retórica, de Aristóteles, ou Retórica clássica para o estudante moderno, de Edward P. J. Corbett. Alguns talvez tenham histórico mais marketeiro e conheçam outros livros, como The Ultimate Sales Letter, de Dan Kennedy. E o mais importante de tudo é: todos os bons retóricos sabem de psicologia, por isso vale a leitura de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie.