Tyler Robinson: Um Perfil do ‘Suspeito’ de Assassinar Charlie Kirk

Tyler Robinson, suspeito do assassinato de Charlie Kirk sob custódia das autoridades, divide opiniões de quem tenta identificá-lo num espectro ideológico de esquerda ou direita

Há vídeos no Instagram de indivíduos satirizando a ‘direita’, enquanto outros afirmam que Tyler Robinson era ‘red neck’, um ‘branco americano de família conservadora’ etc. Mas parece-me aterrador o fato de que tais pessoas satirizam o ‘outro lado’ usando o assassinato de um pai de família inocente, que buscava o diálogo. Todavia, como noticiei sobre essa possibilidade, tenho o dever de trazer as informações existente e deixar ao leitor que julgue.

Perfil de Tyler Robinson

Tyler Robinson (22), suspeito do assassinato de Charlie Kirk, realmente pertence à família muito conservadora, e de apoiadores do presidente Donald Trump. Ademais, o próprio fantasiou-se em referência à trump no Halloween de 2017, aos 14 anos. Mais velho de três irmãos, sua família frequenta a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e Robinson cresceu como qualquer outra criança normal. Inclusive, seus pais são republicanos registrados, mas Tyler não tem registro em partido algum, tampouco votou nas duas últimas eleições.

Aluno excepcional, recebeu nota de 34 num teste que ia até 36, ficando entre o 1% de melhores candidatos à universidade. Não demorou, e a Universidade Estadual de Utah concedeu-lhe bolsa de estudos de US$32 mil, em 2020. Mas frequentou por apenas um semestre, em 2021, matriculando-se num programa de apendizagem de eletricista no Dixie Technical College, St. George. Sendo assim, aluno do terceiro ano do programa, conforme o Conselho de Educação de Utah.

Quieto, muito inteligente e ligado no mundo dos gamers e memes. Como o descreve um ex-colega de escola. No entanto, também o descreveu como “politicamente ativo e  e falava abertamente sobre os direitos das pessoas”. Também “chava que ambos os lados políticos estavam contribuindo para que o país ficasse pior e não para melhorar o mundo”. Porém, esse perfil parece ter mudado ao final da adolescência de Tyler Robinson.

Família Republicana, Mentalidade Esquerdista e Referências Antifas

Conforme outro ex-colega de escola, Tyler Robinson começou a radicalizar-se politicamente a partir do segundo ano. De fato, sua família é muito republicana, mas Tyler tornou-se “o único membro de sua família que era realmente esquerdista”. O amigo completou com “bastante esquerdista em tudo”. E num recente jantar em família, Tyler Robinson disse que Charlie Kirk estava a caminho da Utah Valley University, explicando em seguida o porquê não gostav dos “pontos de vista” do ativista conservador.

Nos cartuchos não disparados haveria inscrições em referência à música “Bella Ciao”, da resistência antifascista, idolatrada como hino pelo movimento Antifa (esquerda). Assim como “Se você lê isto, é gay (risos)”, uma referência ao meme OwO e “Ei, fascista, pegue”. OWO seria uma referência comum para fetiches homossexuais por animais de desenho, segundo o Breitbart. Enquanto as setas encontradas nas inscrições, podem ter conexão com o gosto de Tyler Robinson por games.

Contudo, não confirmaram quaisquer inscrições relacionadas aos transgêneros, como em comunicado anterior das autoridades. Robinson ainda usou o Discord para falar sobre a necessidade de recuperar um rfifle em um arbusto e que havia trocado de roupa, de acordo com o Daily Wire. O Discord negou.

Assassinato de Charlie Kirk e Captura do Suspeito

O suspeito do assassinato de Charlie Kirk chegou à Utah Valley University às 8h29 a.m. (hora local) num Dodge Challenger cinza, mesmo carro de Tyler Robinson. O presidente Donald Trump anunciou a captura do suspeito ao Fox and Friends, informando que um “ministro” e o pai do suspeito desempenharam papéis fundamentais. Pois Matt Robinson levou o filho para entregar-se à polícia, mas não tem quaisquer ligações com o Gabinete do Xerife, tampouco com a Polícia do Condado de Washington. Boato do The Wall Street Journal, desmentido pelo Ministério Público do Condado de Washington. O “ministro” é um pastor da juventude, que às vezes trabalha com agentes federais, contatado por Matt.

Tyler Robinson não tinha antecedentes criminais, mas via Charlie Kirk como alguém que espalhava o ódio. Entretanto, ironicamente um familiar disse que Robinson mostrava-se “cheio de ódio” e ele quem “espalha o ódio”, conforme The Independent. Evidências parecem confirmar as motivações d’um “assassinado político“, como afirmou o governador de Utah, Spencer Cox. A divulgação das imagens supostamente ajudou um familiar a identificar Robinson como o suspeito, enquanto este confessou ou insinuou ter assassinado Kirk.

Kash Patel, Diretor do FBI, confirmou a prisão do suspeito às 10 p.m (hora local) desta quinta-feira (11). Assim sendo, responderá por homicídio qualificado, obstrução de justiça e disparo de arma de fogo com lesão corporal grave, após ter a prisão decretada e a fiança negada. Também deve enfrentar um pedido de condenação à pena de morte. O suspeito morava a 400km de distância do local do assassinato.



PARA VOCÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights