Vitória para Enfermeira em um Caso de ‘Médico Transgênero’

Reclamação sobre médicotransgênero‘ em instalações femininas não foi “má conduta grave”, concorda audiência disciplinar escocesa

Numa vitória do bom senso, inocentaram uma enfermeira que trabalha no NHS Fife, na Escócia. Vitória no tribunal trabalhista, que buscava puni-la por reclamar sobre dividir um vestiário feminino com um colega médico “transgênero”. Portanto, que nasceu homem.

O Hospital Victoria em Kirkcaldy, Fife, suspendeu Sandie Peggie em 3 de janeiro de 2024, após opor-se a compartilhar o vestiário com “Dra. Beth Upton”. Por isso, alegaram que Peggie colocava os pacientes em risco ao não se comunicar com ‘a médica’. Mas mesmo ameaçada de demissão, caso sua defesa não vencesse, Peggie argumentou que Upton inventou as alegações.

Vitória contra Médico Transgênero

O primeiro confronto ocorreu em 24 de dezembro de 2023. Quando a enfermeira, no trabalho, temeu que a menstruação intensa tivesse vazado para seu uniforme médico. Porém, encontrou Upton — um médico (homem) que se identifica como mulher — num vestiário feminino. Todavia, as preocupações de Peggie levaram Upton a registrar uma queixa de bullying.

Até o momento, o NHS Fife gastou £ 220.500 (€ 254.400) para disciplinar a enfermeira e defender sua própria reputação. Entretanto, na época do atrito, Upton não tinha a documentação legal — muito menos a realidade — para se identificar legalmente como mulher. Ainda assim, o hospital argumentou que a equipe deveria usar instalações para pessoas com deficiência, conforme sua identidade de gênero. Mas, em última análise, a decisão rejeitou o argumento na audiência.

Os críticos de tomar medidas contra Peggie solicitaram que o NHS Fife — no mínimo — reconheça a recente decisão da Suprema Corte contra o governo escocês. Pois estabeleceu que, nos termos da Lei da Igualdade (2010), o sexo é definido como uma categoria biológica .

Notícia publicada originalmente no European Conservative sob o título “Victory for Nurse in “Misgendering” Case. Traduzido por Roberto Lacerda Barricelli. Título adaptado conforme o contexto na realidade brasileira. Imagem destacada meramente ilustrativa e gerada com IA.



PARA VOCÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights