O grupo Palestine Action liderou ataques a empresas ligadas a interesses israelenses no Reino Unido. Agora enfrentam reações negativas e serão designados como organização terrorista
O Governo Britânico anunciou na segunda-feira (23) que designará o grupo Palestine Action como organização terrorista. Portanto, invocarão a lei antiterrorismo, por causa dos ataques a dois aviões da Royal Air Force por ativistas do grupo. Portanto, a decisão criminalizará ser membro ou promover o Palestine Action. Logo, punirão os criminosos com até 14 anos de prisão. O grupo liderou diversos protestos de alto nível contra o apoio do Reino Unido a Israel. Sendo assim, lei britânica os tratará equiparadamente às organizações proscritas como o Hamas, Al-Qaeda e ISIS.
Instalações do Reino Unido ligadas a uma empresa israelense de defesa e instituições que mantêm relações com Israel são alvo frequente do grupo. Todavia, intensificaram as ações desde a escalada do conflito em Gaza (2023).
Dois membros do grupo infiltraram-se numa base da RAF em Brize Norton. A ação ocorreu na sexta-feira (20) e é a mais recente do grupo. Uma vez lá dentro, pulverizaram tinta nos motores d’uma aeronave de transporte Voyager e danificaram outras usando um pé-de-cabra.
A Secretária do Interior, Yvette Cooper declarou por escrito ao Parlamento: “O vergonhoso ataque a Brize Norton… é o mais recente de uma longa história de danos criminais inaceitáveis cometidos pela Palestine Action”.
Tradução de Roberto Lacerda Barricelli da notícia “Pro-Palestine Group To Be Designated As Terrorist Group in UK”, publicado por Zolta Győri no The European Conservative.
One thought on “Reino Unido | Um Grupo Pró-Palestina será Designado como Terrorista”